Se faz sentir, faz sentido

domingo, 19 de setembro de 2010

E O DESCASO CONTINUA...

                                                                                                                                                                       
Charge de Angeli sobre o Sistema
de Ensino Público no Brasil.
Em meio à campanha eleitoral mais cara do Brasil, várias escolas em nosso Estado (interior e capital) passam por inúmeras dificuldades. Como comentei em uma postagem anterior: faltam carteiras, bebedouros, laboratórios de informática e de ciências, materiais didático-pedagógicos, merenda com a qualidade que os alunos merecem e acreditem, vários professores e alunos tem que suportar temperaturas altíssimas (às vezes chega aos 40º ) em suas salas de aula por falta de climatização.

Recentemente alunos da Escola Maria Nilce Brandão  protestaram contra o calor que tem que aguentar todos os dias (conforme publicado na Folha de Boa Vista no dia: 18/09) e foram "contidos" por policiais militares como se estivessem fazendo algo errado. É revoltante como o poder público trata os educadores e educandos em nosso Estado. Atualmente, fora das escolas,  é muito difícil encontrarmos qualquer servidor público que não trabalhe num ambiente climatizado (o que é justo) diante das altas e costumeiras temperaturas da nossa cidade. Me pergunto sempre: Por qual motivo a maioria das escolas públicas do Estado são obrigadas a funcionar sem as condições mínimas?

Certa vez em uma audiência entre Trabalhadores em Educação e Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (ALE/RR), quando reivindicamos climatização das salas de aula em nosso Estado, uma deputada afirmou "que isso não era uma necessidade tendo em vista que existem crianças que aprendem até mesmo na areia da praia, no nordeste, usando um graveto para escrever"... Então, perguntamos em quais escolas os filhos de todos os parlamentares que estavam presentes estudavam, se eram escolas públicas ou privadas e por qual motivo? E se por acaso eles (os parlamentares) topariam continuar aquela reunião (com seus ternos e camisas bem "alinhados") desligando as centrais de ar... Imaginem a resposta, não é? Não veio...

Nenhum deputado, vereador, secretário de Estado, funcionário do poder judiciário, funcionários das diversas secretárias são obrigados a aguentar 40º de temperatura diária. Mas parece que justamente aqueles que lidam com a formação de todos esses outros profissionais devem se submeter a tal situação.

Outros fatos não menos indignantes são a falta de atualização dos salários de professores e funcionários das escolas (estes últimos sem direito a um Plano de Carreira e ganhando aproximadamente R$ 500,00 por mês) e a falta de pagamento das progressões horizontais dos educadores que passaram 14 anos sem receber um centavo referente a progressões verticais e horizontais.

Ultimamente soube que até a cota de xerox para documentos internos das escolas diminuiu, sem falar que há muito tempo os professores tem que bancar do seu próprio bolso as cópias até mesmo das avaliações feitas com os alunos. Em muitas escolas, equipamentos caros foram comprados mas nunca instalados. As escolas e a própria secretaria de educação estão há meses com os telefones cortados por falta de pagamento, como é de conhecimento público.

Quase todas as propagandas eleitorais de diferentes candidatos (alguns que já passaram ou estão no poder e nada fizeram pela melhoria da Educação em nosso Estado) anunciam aos quatro cantos que suas principais bandeiras de luta serão: EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA, o que parece ter virado uma frase mecânica repetida sem o menor significado.

E nós - professores, alunos, pais de alunos, comunidade em geral - o que faremos diante da situação caótica em que se encontra a Educação Pública em nosso Estado? Fecharemos os olhos e votaremos em qualquer um, pois afinal "todos são iguais" (frase que os políticos corruptos adoram, pois se são todos iguais votaremos nos mesmos)?  Votaremos nos mesmos que já estiveram e estão no poder e continuaremos dizendo que nunca temos alternativas? Ou desta vez realmente iremos analisar os programas políticos, a vida pregressa dos candidatos e tudo que eles já fizeram de errado?

Se você é o tipo de pessoa que se indigna com o descaso total que estamos vivenciando na Educação, Saúde e Segurança em nosso Estado, reflita sobre tudo isso...lembre-se que se não está satisfeito com tanta injustiça e  mau uso do dinheiro público. É hora de pensar um pouco mais em quem vai votar...


 
Maravilhosa charge de
Henfil - Personagem: Graúna

OBS: O bom trabalho que vem sendo realizado nas escolas em nosso Estado (que existe sim) é por puro esforço e mérito dos professores e funcionários que são comprometidos com a Educação. Na maioria das vezes bancam do próprio bolso o necessário para que as aulas aconteçam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário