Se faz sentir, faz sentido

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Um ruim e o outro pior !

A eleição 2010 se aproxima e infelizmente constatamos nos dias finais um "derrame" de dinheiro (que deve ser público) com "atividades políticas" que nada de concreto tem a dizer. Mais uma vez os mesmo grupos que se alternam no poder há décadas ganham a preferência da maioria dos eleitores.

Outro fato lamentável é a frase comum que ouvimos todos os dias: " Vou votar no outro para que aquele possa sair...", como se houvesse qualquer diferença nas ações, intenções e programa politico dos dois candidatos que possuem maior intenção de votos.

Um candidato (ruim ou pior) está no poder há dois anos e os "estragos" são tão grandes que talvez em cinquenta anos não consigamos reverter. Fato que fica evidente pela quase total desaprovação do funcionarismo público, através das inúmeras greves de diferentes categorias que ocorreram no dois anos anteriores. Foram vários escândalos: a falta de pagamento correto a professores e funcionários, a Merenda Escolar de péssima qualidade (Terceirização dos serviços), reformas de aparência nas escolas, telefones cortados há meses de escolas e secretarias, falta de carteiras, bebedouros e todo tipo de materiais didático-pedagógicos nas escolas, a má utilização de automóveis e até mesmo da aeronave do governo...sempre atendendo a interesses particulares e além de tudo isso,  festas gigantescas que em nada contribuiram para mudar a realidade social de qualquer familia que vive em Roraima.

Sobre o outro (ruim ou pior também) não preciso comentar muita coisa, apenas dizer que foi "chefe" do maior esquema de corrupção da região norte e um dos maiores do país, o esquema "gafanhoto" onde milhões de reais foram vergonhosamente desviados. Preciso falar mais alguma coisa?

Bem estamos diante de um candidato "ruim" (no sentido amplo da palavra") e o outro "pior" (também no sentido amplo da palavra) . Mas, há quem veja diferenças enormes entre os dois. NÃO DÁ PARA ENTENDER !!!

Temos outras opções ? Temos. Mas, muitos alegam que não "querem perder o seu voto " pois os outros não tem a menor chance de ganhar. Pergunto-me o que é  realmente "perder o voto" ?  O nosso voto deve ser algo que possamos nos orgulhar, devemos votar no melhor candidato e no melhor programa politico. O voto não pode ser dissociado de sentimentos de honestidade, dignidade e mudança social.

PENSEM BEM !!! AINDA HÁ TEMPO DE MUDAR A VELHA OPINIÃO ELEITORAL CRISTALIZADA !!! NÃO BASTA SÓ PARTICIPAR VOTANDO, É NECESSÁRIO AVALIAR A QUALIDADE DO VOTO !!!

Deixo um poema de Bertold Brecht, um dos melhores que conheço sobre o tema:

Elogio da Dialética

A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.
Os dominadores se estabelecem por dez mil anos.
Só a força os garante.
Tudo ficará como está.
Nenhuma voz se levanta além da voz dos dominadores.
No mercado da exploração se diz em voz alta:
Agora acaba de começar:
E entre os oprimidos muitos dizem:
Não se realizará jamais o que queremos!
O que ainda vive não diga: jamais!
O seguro não é seguro. Como está não ficará.
Quando os dominadores falarem
falarão também os dominados.
Quem se atreve a dizer: jamais?
De quem depende a continuação desse domínio?De quem depende a sua destruição?
Igualmente de nós.
Os caídos que se levantem!
Os que estão perdidos que lutem!
Quem reconhece a situação como pode calar-se?
Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.
E o "hoje" nascerá do "jamais".



OBS: Eu voto nos candidatos e no Programa Político do Partido do Socialismo e Liberdade - PSOL


Somente o candidato Jorge Schwinden, não está mais concorrendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário